Páginas

"Ensinar é um exercício de imortalidade . De alguma forma continuaremos a viver naqueles, cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossas palavras. O professor, assim não morre jamais."

Ciências Exatas – Definição

quarta-feira, 9 de março de 2011

Ciências Exatas são as ciências que tem a Matemática, Química e a Física como peças fundamentais.

Além das 3 áreas básicas e todas as suas sub-divisões tais como fisica quântica e fisico-quimica, entre as ciências que também são consideradas exatas temos: Astronomia, Estatística, Ciência da Computação e Economia. A principal característica das carreiras e dos profissionais da área de exatas é o Raciocínio Lógico e Estratégico.

As ciências exatas estão entre as mais antigas, desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para resolver seus problemas e organizar melhor a sua sociedade. Foram as ciências exatas que proporcionaram que os antigos egipcios construissem as pirâmides, permitiu que os gregos erguessem suas acrópoles e monumentos e também que o homem realizasse a viagem espacial até a lua no século 20.

Carreiras Relacionadas a Área de Exatas

Arquitetura

A Profissão de Arquiteto

Habilitação:
Arquiteto
Duração do Curso:
4 anos
Area:
Exatas
Atributos do Profissional:
Criatividade e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 2213,00
A função arquiteto é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso o profissional de arquitetura tem que levar em conta aspectos técnicos, históricos, culturais, estéticos e hoje em dia cada vez mais ambientais também.
A arquitetura é uma carreira que une a formação artística e humana com a engenharia, a matemática e o cálculo. É uma profissão em que tanto a beleza quanto a utilidade são levadas em conta. Organizando o espaço e desenvolvendo novos desenhos e estruturas urbanas os arquitetos são de importancia fundamental para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.
Planejar e melhorar as cidades de hoje e do futuro, uma das funções do arquiteto.

Grade Básica do Curso de Arquitetura:

  • Desenho
  • Cálculo
  • CAD
  • Planejamento Arquitetônico
  • Plástica e Estética
  • Estatística
  • Sistemas Estruturais
  • Hidráulica
  • Física
  • Arquitetura estrutural

Pontos Positivos da Profissão de Arquiteto:

Devido ao crescimento econômico geral, aumento da classe média ( hoje maioria da população do Brasil ) e crescimento das cidades de médio porte, os administradores tem feitos grandes investimentos no planejamento urbano. Há também boas oportunidades em arquitetura de interiores e planejamento urbano-ambiental, nestas cidades.

Pontos Negativos da Carreira em Arquitetura:

Ao contrário do que ocorre nas cidades médias, na grandes cidades Brasileiras que não apresentam tanto crescimento ( pelo menos não de modo organizado ), a falta de oportunidades tem levado muitos arquitetos formados a atuar em áreas secundárias tais como projetistas de AutoCAD ou então em lojas de decoração ou materiais de construção.

Astronomia

A Carreira em Astronomia

Habilitação:
Astrônomo
Duração do Curso:
4 a 5 anos
Area:
Exatas
Atributos do Profissional:
Raciocínio Lógico e Observação
Salário Médio:
R$ 2445,00
O Astrônomo ( profissional de Astronomia ) é o cientista que estuda o Universo e todo tipo de acontecimento que se dá fora da terra.
Como não é possível ainda viajar pelo universo para pesquisar pessoalmente, grande parte da ciência da Astronomia é construida com base na observação.
A astronomia, palavra que vem do Grego e significa “Lei das Estrelas”, busca entender e explicar os fenômenos do universo sempre com o objetivo de aplicar estes conhecimentos aqui na terra e também no futuro, quem sabe, usa-los para poder explorar e colonizar o espaço.
Considerada uma ciência generalista ( que envolve muitos ramos diferentes de conhecimento ), a Astronomia é baseada principalmente na física, química e matemática.
O profissional de astronomia durante as suas pesquisas e suas observações espaciais analisa os corpos celestes em todas as suas características: evolução, composição, tamanho e principalmente suas propriedades físicas, tais como temperatura, distância da terra, gravidade, idade, movimentação e intensidade luminosa ( quando se tratam de estrelas ).
O Universo ainda guarda muitos segredos a serem descobertos e muito potencial para a civilização humana, estamos apenas engatinhando no domínio das tecnologias de exploração e colonização do espaço.

O Curso de Astronomia

Embora as pessoas de um modo geral tenham na cabeça a idéia de que o astrônomo é aquele profissional que passa o dia com o olho grudado no telescópio olhando para o espaço, hoje em dia o trabalho e os estudos do profissional de astronomia estão um pouco diferentes.
Como hoje em dia quase toda galáxia próxima a terra ( sistema solar e áreas próximas ) está mapeada e esquadrinhada os trabalhos e pesquisas da astronomia moderna são quase na sua totalidade feitos através de poderosos computadores e equipamentos físicos gigantescos instalados em pontos estratégicos do mundo ( observatórios, radio-telescópios, etc… )
Por isso durante o curso de astronomia é fundamental que os alunos além de estudar a teoria sobre a dinâmica espacial, aprendam também a usar e dominar estas tecnologias para que possam utilizar e interpretar os dados coletados.
Durante os primeiros anos do curso de astronomia o aluno irá estudar uma forte base teórica de física e matemática avançadas.
A partir do terceiro ano do curso de astronomia, o foco se torna mais prático e o aluno passa também a estudar programas de computador tais como MatLab ( muito útil para cálculo número e cálculo vetorial ) e fazer algumas experiências em laboratório.
Radiotelescópio de Arecibo

Grade Básica do Curso de Astronomia

  • Cálculo Básico
  • Álgebra Linear
  • Equações Diferenciais
  • Física Clássica
  • Mecânica Clássica
  • Eletromagnetismo
  • Química Básica
  • Mecânica Celeste
  • Astrofísica
  • Física Quântica

A Astronomia e a Tecnologia da Terraformação

Astronomia
A Terraformação é uma tecnologia futura ( ainda não temos tecnologia e recursos para aplica-la ) baseada na Astronomia e na Engenharia.
Terraformação, que literalmente quer dizer “transformar na terra”, consiste em pegar um planeta e transforma-lo em um mundo habitável pelos humanos.
Quando um mundo é terraformado ou terratransformado o seu ar se torna respirável aos humanos, plantas terrestres podem ser cultivadas ( tornando o mundo verde ) e a sua temperatura se torna agradável.
A Astronomia há mais de 50 anos vem buscando nesta e em outras galáxias mundos que possam ser habitados pelo ser humano para que possamos expandir os nossos domínios mas até agora encontrou pouquíssimos planetas com essas características.
Sempre que a astronomia encontra um bom candidato para abrigar a vida humana ou o planeta é muito frio ou é muito quente ou não tem recursos básicos como água por exemplo ( planeta seco ou desértico ).
É neste ponto que entra a tecnologia da terraformação para auxiliar a astronomia: como é difícil ( alguns cientistas consideram impossível… ) encontrar um mundo que naturalmente possa abrigar a vida humana, cabe a nós humanos transformar os planetas que tenham potencial para isso.
Durante o processo de terraformação de um planeta ou lua ( isso mesmo luas com tamanho suficiente também podem ser transformadas !! ) o frio deve ser aquecido, o calor abrandado e a atmosfera deve ser modificada para que tenha oxigênio.
Para realizar este processo, além dos conhecimentos de astronomia também podem ser usadas tecnologias como efeito estufa para aquecer planetas frios, escudos solares para resfriar mundos quentes e também bactérias para produzir oxigênio.
Quando houver um nível mínimo de oxigênio podem ser introduzidas plantas e quando houver um nível bom de oxigênio, animais e humanos.
Ainda não temos recursos e tecnologia suficientes para terraformar nenhum planeta nos próximos 50 ou 100 anos, mas em breve a humanidade poderá dar mais esse grande passo na astronomia.
Três principais motivos que impedem que planetas sejam terraformados:
  • Tempo: Com as tecnologias que temos hoje em dia levaria milênios para terraformar um mundo de tamanho médio, a humanidade não dispõe deste tempo todo.
  • Distância: Como hoje em dia ainda dispomos de naves e veículos espaciais primitivos não podemos realizar viagens muito longas pelo espaço. Para chegar a Marte por exemplo, um planeta próximo, a viagem com os foguetes atuais levaria 3 anos !!
  • Custo: Ainda não dispomos de dinheiro e recursos suficientes na terra para fazer a terraformação de um planeta. Esse projeto demandaria trilhões e trilhões de dólares e recursos, ainda há muita coisa a ser resolvida aqui na terra primeiro.
Confira abaixo as principais fases pelas quais passa um planeta que está sendo terraformado:

1° Fase: Chegada

Após os especialistas em astronomia encontrarem um bom planeta, os engenheiros de terraformação desembarcam e começam a montar suas bases para o futuro projeto. Como o planeta ainda é hostil, em geral estas bases são subterrâneas e o oxigêncio é artificial.

2° Fase: Matando a Sede

Segundo a astronomia, para que um mundo seja terraformado, seus polos, sua atmosfera ou alguma região devem conter uma boa quantidade de água. Esta água é então transformada no estado líquido e mares começam ser enchidos.

3° Fase: Introdução da Vida

Para que a vida tome conta de um planeta, deve ser introduzida aos poucos, no começo da terceira fase, somente bactérias são usadas, quando o nível de oxigênio subir são introduzidas plantas primitivas tais como samanbaias e no final árvores de vários tipos.

4° Fase: Colonização Humana

A medida que as plantas se expandem e tomam conta da crosta do planeta o oxigênio vai subindo e a temperatura se estabilizando, em pouco tempo passamos a ter chuvas e podem ser introduzidas outras formas de vida: primeiro insetos ( para auxiliar na polinização das plantas ), depois pequenos animais e por fim mamíferos, entre eles nós, humanos. A partir dessa fase prédios, cidades e construções externas podem começar a ser erguidos.
Terraformação de um planeta

Especializações da Carreira em Astronomia

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da carreira de astronomia:
  • Divulgação / Exposição Científica: O profissional de astronomia especializado em divulgação científica coordena palestras e mini-cursos sobre diversos assuntos relacionados a ciência e astronomia geral. Pode também trabalhar coordenando laboratórios de ciências para o ensino médio ou então em museus que tenham a ciência e tecnologia como tema.
  • Docência ( Ensino ): O profissional de astronomia especializado em docência pode usar seus sólidos conhecimentos em matemática e física para dar aulas destas disciplinas no ensino médio. Se for um profissional com nível de especialização mais alto ( mestrado, doutorado, etc… ) também pode dar aulas de matemática e física avançadas em faculdades, inclusive nos próprios cursos de astronomia.
  • Pesquisa Astronômica: Considerada por alguns a principal ramificação de carreira dentro da astronomia, o profissional de astronomia especializado em pesquisa trabalha em institutos de pesquisa astronômica e em universidades, também pode conciliar a atividade de pesquisa com aulas caso goste de lecionar.

Carreira em Astronomia: Aspectos Negativos

A Astronomia é considerada uma carreira científica “hardcore” e que exige muito estudo e dedicação por parte dos profissionais. Prepare-se para encarar equações matemáticas de várias dimensões e problemas de física como você nunca viu !!

Carreira em Astronomia: Aspectos Positivos

O ponto fraco da astronomia também pode ser visto com seu ponto forte, por ser considerada uma área difícil há poucos profissionais formados e ótimas oportunidades sobrando.
Outro ponto positivo é a possibilidade de fazer intercâmbios e trabalhar no exterior, se o profissional de astronomia tiver uma boa formação e souber falar Inglês, por exemplo, nada impede dele ir trabalhar na NASA ou na ESA ( Agência Espacial Européia ).


Física

A Profissão de Físico

Habilitação:
Bacharel em Física
Duração do Curso:
3 a 4 anos
Área:
Exatas
Atributos do Profissional:
Observação e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 1743,00
A Física é a ciência que estuda a natureza, a matéria e a energia em busca de respostas e descobertas que possam ser úteis para a coletividade. Energia Elétrica, Rádio, Foguetes, Motores, devemos a Física grande parte das descobertas e invenções que fizeram e fazem o mundo atual funcionar. O papel do Físico é baseado no conhecimento e experiências anteriores, planejar, pesquisar e realizar novas experiências, colhendo assim novos resultados.
Uma vez formado, o Bacharel em Física tem dezenas de opções de especializações, tais como acústica, plasma, física quântica,
astrofísica, física núclear, fisica médica, eletromagnetismo, física teórica, dentre outras.

O Curso de Física Licenciatura

Além do Bacharelado em Física, algumas Universidades oferecem também a opção do curso de Licenciatura em Física. A diferença básica entre estes cursos é que a Licenciatura é um curso mais voltado para a formação de professores de física. Se lecionar for o seu objetivo Licenciatura é a sua opção.
Aceleradores de Particulas: As maiores máquinas do mundo a serviço da Física

Grade Básica do Curso de Física:

  • Cálculo Diferencial, Integral e Vetorial
  • Física Experimental
  • Instrumentação para Ensino
  • Geometria
  • Mecânica Geral
  • Física Clássica
  • Física Quantica
  • Estrutura da Matéria
  • Cálculo Numérico
  • Quimica Básica

Física: Aspectos Favoráveis

Há excelentes oportunidades para Físicos no Brasil nas Universidades Públicas e particulares. Também há boas vagas de trabalho nas áreas de Física Médica e fisica ligada ao desenvolvimento da computação.

Física: Aspectos Desfavoráveis

Infelizmente o profissional de física ainda não é muito valorizado no Brasil, apesar do quadro estar melhorando a pesquisa científica no Brasil ainda recebe muito pouco investimento.

Comércio Exterior
Desenho Indústrial
Design de Games

A Carreira de Design de Games

Habilitação:
Designer de Games
Duração do Curso:
2 a 4 anos
Area:
Exatas
Atributos do Profissional:
Criatividade e Persistência
Salário Médio:
R$ 3018,00
O Designer de Games ( muitas vezes também chamado de Game Designer ou Projetista de Jogos ) basicamente é a pessoa que cria o conceito e projeta jogos.
O principal mercado para o desenvolvimento de jogos são os video games e o computador, mas hoje em dia o desenvolvimento de jogos para celular e até mesmo cartas tem se desenvolvido bastante.
A principal característica do Designer de games com certeza é a criatividade, desenvolver o conceito de um novo jogo não é uma tarefa simples.
É preciso estar atento as tendências do mundo dos games, é preciso ter um grande senso estético e principalmente é preciso ter muito bom gosto.
Design de Games: Criando Histórias, Personagens e MundosUm jogo pode ter um público alvo pré-definido, mas em geral, grandes jogos tem um publico bastante variado, o jogo podendo ser levado para diversos países e culturas diferentes, tudo isso deve ser levado em conta pelo designer de games para que o jogo não se torne ofensivo para algumas pessoas.

Grade Básica do Curso de Design de Games

  • Modelagem 3D
  • Animação
  • Tecnicas de Programação
  • Gerência de Projetos
  • Direção de Arte
  • Desenho Geométrico
  • Desenho Descritivo
  • Matemática Básica
  • Fundamentos da Comunicação Visual
  • Inteligência Artificial

Super Mario: O Maior Personagem de Todos os Tempos

Mario ou Super Mario é um personagem de video game criado em 1981 por Shigeru Myamoto para a empresa Nintendo.
Lançado originalmente como personagem secundário do jogo Donkey Kong com o nome de Jumpman, o personagem do Super Mario atingiu só “fama e fortuna” a partir do jogo Super Mario Bros. de 1985 para a plataforma NES.
Considerado o jogo mais vendido da história e um dos grandes sucessos do design de games de todos os tempos, Super Mario Bros chegou a impressionante marca de 40 milhões de cartuchos vendidos na década de 80 e início da década de 90.
Era um jogo inovador, engraçado e muito divertido, sendo considerado revolucionário na época.
Desde a década de 80 até hoje já tivemos mais de 200 jogos do Mario em dezenas de video games, os seus jogos no total vendendo cerca de 200 milhões de cópias.
Super Mario um dos Personagens de Maior Sucesso de Todos os TemposUm fato interessante relativo ao design de games do personagem Super Mario é que as principais características do Mario surgiram justamente devido as limitações tecnológicas da época: o boné surgiu porque não haviam pixels para desenhar um cabelo, o nariz ficou grande porque Myamoto queria que todos notassem ( o bigodão surgiu pelo mesmo motivo ! ) e o suspensório surgiu para dar mais contraste na roupa e realçar o movimento dos braços.

O Mercado de Design de Games no Brasil

Embora seja uma das maiores indústrias do mundo, principalmente nos grandes centros: Japão, Estados Unidos e Europa, o mercado de design de games no Brasil ainda é pequeno e tem um grande potencial.
Estão faltando profissionais de design de games especializados para o mercado Brasileiro de Jogos decolar.
Como o curso de Design de Games é novo, grande parte dos profissionais que atuam hoje no mercado de desenvolvimento de games Brasileiro, são profissionais de informática, principalmente vindos do curso de Ciência da Computação, estes profissionais, em geral programadores, acabam cuidando também da criação do roteiro e da arte, por isso muita gente inclusive devido a este fato acaba confundindo o programador com o design de jogos.
Embora muitas vezes ( principalmente em pequenos estúdios e empresas ) estes dois papeis acabem sendo desempenhados pela mesma pessoa, nem sempre quem projeta o jogo é quem programa e nem sempre quem programa é quem o projetou.
Uma boa comparação para o profissional de design de games é compara-lo a um arquiteto: o seu papel principal é projetar o jogo e acompanhar o seu progresso. Assim como o arquiteto pode eventualmente visita a sua obra, o design de games deve acompanhar de perto a sua equipe, para garantir a qualidade e que não se desviem da idéia original.
Para pequenos projetos, ter um profissional que realize todas as tarefas pode até funcionar, mas para poder criar jogos com a qualidade e complexidade que o mercado de hoje exige é preciso se especializar, é preciso ter um conhecimento especializado nas áreas de design de games. É justamente esse profissional que está em falta no mercado Brasileiro: os especialistas em Design de Games.

Especializações da Carreira de Design de Games

Dentro da carreira de design de games, o profissional pode optar pelas seguintes áreas de atuação:
  • Roteirista: O roteirista é o profissional de design de games responsável por imaginar e escrever a história do jogo. Para que um jogo seja um sucesso, antes de mais nada é preciso uma boa idéia, é preciso uma boa história, a história deve ser interessante, atrativa e coerente. Este é o profissional mais raro de se encontrar no mercado Brasileiro de Design de Games.
  • Desenhista Conceitual / Artista Gráfico: O desenhista conceitual, é o profissional que vai dar vida as idéias do roteirista, trabalhando diretamente com ele. Cabe ao desenhista conceitual criar mapas, planetas, personagens, inimigos, armas, itens e roupas para poder dar vida a história. Muitas vezes esse profissional vem do curso de desenho industrial ou então de artes plásticas.
  • Profissional de Animação e Modelagem 3D: Hoje em dia, como a grande maioria dos jogos se passa em um ambiente tridimensional, o modelador 3D é fundamental no desenvolvimento de jogos. É este profissional que vai produzir e aperfeiçoar os modelos criados pelo desenhista conceitual criando-os para o mundo 3D. Deve ter uma boa noção artística e matemática para poder criar a noção de espaço, profundidade, luz e sombra nos cenários, também é interessante conhecer um pouco de programação.
  • Programador de Games: É o profissional que vai atuar na ultima etapa da produção de um jogo: o desenvolvimento. É o programador que vai unir o trabalho de todos os profissionais de arte acima tornando o jogo uma realidade. Ao contrário dos outros profissionais de design de games, deve ter um perfil mais técnico do que artístico.

Carreira de Design de Games: Aspetos Positivos

Segundo a agência de notícias Reuters, a indústria de entretenimento e games é a maior do mundo e este mercado está apenas começando no Brasil. O mercado está precisando muito de mão de obra qualificada, há excelentes oportunidades principalmente no mercado de desenvolvimento de jogos para celulares.

Carreira de Design de Games: Aspectos Negativos

O aspecto negativo desta carreira é que muitas vezes profissionais de outras áreas acabam competindo pelas mesmas vagas, profissionais de ciência da computação e artes por exemplo. Outro ponto negativo é a necessidade constante de atualização, já que estão sempre surgindo novas tecnolgias, novos videos games e novos conceitos na área de design de games.
 
Matemática

Química

A Carreira de Qúimico

Química

Habilitação:
Químico
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Exatas
Atributos do Profissional:
Observação e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 2032,00
A Química é a ciência que estuda a matéria, sua composição e as transformações pelas quais a mesma passa. A química está presente em quase todas as indústrias e atividades humanas, desde a produção de fertilizantes para as colheitas até a produção de combustível para foguetes.
A principal atribuição do Químico é usar os conhecimentos e propriedades químicas conhecidas para criar novas substâncias, melhorar processos industriais, produzir medicamentos, cosméticos, além de realizar pesquisas em áreas tais como energia desenvolvendo novos combustíveis e processos químicos para baterias.

Especializações da Carreira em Química

Basicamente há 3 caminhos que o químico pode seguir na sua carreira: química industrial, química pura e aplicada e licenciatura. Optando por Química Industrial o químico vai atuar desenvolvendo novos produtos, materiais e processos químicos industriais, testando a qualidade de produtos e trabalhando no tratamento de poluição e resíduos. Na Química Pura e Aplicada, o químico irá atuar como pesquisador, investigando novas substâncias, suas propriedades tóxicas, energéticas, etc… Na carreira de Licenciatura o foco do químico será a sala de aula, lecionando química em escolas e universidades.
Química: desvendando os mistérios da matéria e as suas possibilidades

Grade Básica do Curso de Química:

  • Cálculo
  • Química Inorgânica
  • Química Industrial
  • Química Analítica
  • Química Orgânica
  • Fisco – Química
  • Física
  • Eletro-quimica
  • Mineralogia
  • Laboratório Prático de Química

Carreira de Químico: Aspectos Favoráveis

O Petróleo atualmente apresenta duas boas oportunidades de trabalho para os químicos, a primeira é trabalhar como especialista, atuando na indústria petrolífera que no Brasil tende a crescer muito nos próximos anos devidos as novas descobertas do presente, a segunda é o oposto, trabalhar pesquisando novas formas de energia e combustíveis para o futuro.

Carreira de Químico: Aspectos Desfavoráveis

O aspecto desfavorável fica por conta da falta de estímulo a pesquisa e das condições ruins que alguns centros de pesquisa Brasileiros apresentam devido a falta de investimentos.
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Prof. Jackson Dória | by TNB ©2010