Páginas

"Ensinar é um exercício de imortalidade . De alguma forma continuaremos a viver naqueles, cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossas palavras. O professor, assim não morre jamais."

O tangram

segunda-feira, 28 de março de 2011

Este jogo, conhecido no Ocidente desde o início do século XIX, é um puzzle constituído por um quadrado, dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos e um paralelogramo. Tem inúmeras potencialidades no domínio da Matemática.
Conta uma antiga lenda que um poderoso homem chinês possuía, na sua coleção de obras de arte, um lindíssimo quadrado de cerâmica. Um dia, pegou nele para melhor o admirar. Eis senão quando, desgraça das desgraças, o objeto lhe escorregou das mãos, partindo-se em sete bocados.

Desesperado, o homem tentou reconstruir o seu quadrado, mas essa tarefa revelou-se muito difícil. Contudo, e enquanto ensaiava as mais variadas tentativas, o homem acabou por descobrir que podia fazer maravilhosas figuras com as suas sete peças. Fez ainda várias outras descobertas acerca delas. Assim nasceu o tangram.

Este jogo, conhecido no Ocidente desde o início do século XIX, é um puzzle constituído por um quadrado, dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos e um paralelogramo. Encontra-se facilmente à venda e pode ser utilizado quer na escola quer em casa. Tem inúmeras potencialidades no domínio da Matemática. Eis algumas delas:

- permite o trabalho cooperativo entre várias crianças;

- fomenta o desenvolvimento de competências na resolução de problemas, tais como: comparar, visualizar mentalmente o todo, verificar uma hipótese;

- promove o conhecimento de várias figuras geométricas e os seus atributos.

Seguem-se algumas sugestões de atividades:

1. Construção do quadradoCom as sete peças, constrói um quadrado.

2. Construção de formasJuntamente com o tangram, costumam vir sugestões de vários desenhos para construção. Podem ser animais, objetos, pessoas ou simplesmente figuras geométricas. Tenta fazê-los.




3. Construção de figuras geométricas a partir de dois triângulos
Procura construir o maior número possível de diferentes figuras geométricas, a partir de dois triângulos geometricamente iguais. Estes deverão estar encostados por lados geometricamente iguais.
Solução: Podes obter um quadrado, um triângulo e um paralelogramo.

4. Medindo a amplitude de ângulosUsando o quadrado, procura as peças com um ângulo reto. Usa as peças para provar que os restantes ângulos medem 45 graus ou 135 graus.

5. ÁreasDetermina a área de cada uma das figuras do tangram, usando como medida da área o triângulo mais pequeno.

6. Criação de puzzlesCria figuras com as peças do tangram. Desenha-as num papel. Propõe aos teus amigos que as tentem construir.

O tangram é um jogo que pode ser utilizado em diferentes idades, com objetivos diferente, de acordo com os conhecimentos das crianças e dos jovens. Permite a execução de inúmeras atividades. O que é preciso é criatividade e o tangram pode, também, ajudar a desenvolvê-la.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Prof. Jackson Dória | by TNB ©2010