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"Ensinar é um exercício de imortalidade . De alguma forma continuaremos a viver naqueles, cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossas palavras. O professor, assim não morre jamais."

Desvendando a Matemática - Exercícios Frações e Números Decimais

quinta-feira, 31 de março de 2011

Sugerimos que você tente resolver as questões primeiramente, pois as respostas estão na página apenas para incentivá-lo a aprender mais. 

  1.  Qual é a alternativa que representa a fração 9/2 em números decimais?
    a. 3,333
    b. 4,25
    c. 5,01
    d. 4,5
    
  2.  Qual é a alternativa que representa a fração 35/1000 em números decimais?
    a. 0,35
    b. 3,5
    c. 0,035
    d. 35
    
  3.  Qual é a alternativa que representa o número 0,65 na forma de fração?
    a. 65/10
    b. 65/100
    c. 65/1000
    d. 65/10000
    
  4. Observe as frações e suas respectivas representações decimais.
    1. 3/1000 = 0,003
    2. 2367/100 = 23,67
    3. 129/10000 = 0,0129
    4. 267/10 = 2,67

    Utilizando as igualdades acima, escolha a alternativa correta?
    a. I e II
    b. I e IV
    c. I, II e III
    d. I, II, III e IV
    
  5.  Qual é a alternativa que representa a soma dos números decimais 0,65 e 0,15?
    a. 0,70
    b. 0,77
    c. 0,67
    d. 1,00
    
  6.  Qual é a alternativa que representa a soma 4,013+10,182?
    a. 14,313
    b. 13,920
    c. 14,213
    d. 14,083
    
  7.  Qual é a alternativa que é igual à subtração do número decimal 242,12 do número decimal 724,96?
    a. 48,284
    b. 586,28
    c. 241,59
    d. 482,84
    
  8.  Qual é a alternativa que representa a subtração 3,02-0,65?
    a. 2,37
    b. 3,37
    c. 1,32
    d. 23,7
  9.  O número decimal 0,03 pode ser escrito por extenso como:
    a. três décimos
    b. três centésimos
    c. três milésimos
    
  10.  Associar o número 15,435 à alternativa que o representa:
    a. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos
    b. Cento e cinquenta e quatro e trinta e cinco centésimos
    c. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos
    
  11.  Assinalar a alternativa com a resposta da adição 4/7+2/7:
    a. 5/7
    b. 6/14
    c. 7/6
    d. 6/7
    
  12. Cada área colorida em cada círculo representa uma fração de um inteiro.
    Qual alternativa representa a soma destas frações?
    a. 5/8
    b. 7/8
    c. 9/8
    d. 8/7
    
  13. Qual é a fração que representa a parte colorida na figura?

    a. 3/2
    b. 6/1
    c. 5/6
    d. 6/5
    
  14.  Associar as frações 3/2, 9/2 e 1/2 com as letras, segundo os seus devidos lugares na reta numerada.
    a. A = 1/2, B = 9/2, C = 3/2
    b. A = 9/2, B = 3/2, C = 1/2
    c. A = 3/2, B = 1/2, C = 9/2
  15.  Qual é a fração mais simples que equivale a 14/21?

  16.  Qual das alternativas representa a subtração 8/9-6/9?
    a. -2/9
    b. 2/9
    c. 14/9
    d. 1/4
    
  17. Cada área colorida em cada círculo representa uma fração de um inteiro.
    Qual é a alternativa que representa a diferença destas frações indicada na figura?
    a. 1/2
    b. 3/4
    c. 1/4
    d. 4/4
    
  18. Usando uma folha de papel ou um caderno, realizar as operações indicadas abaixo e confirmar as respostas indicadas.
    a. 3,9 × 8,2 = 31,98
    b. 2,315 × 6 = 13,89
    c. 26,45 : 5 = 5,29
    d. 58,24 : 2 = 29,12
    e. 4/5 × 3 × 7 = 12/35
    f. 6/7 × 5/3 = 10/7
    g. 2/5 : 8/7 = 7/20
    h. 7/9 : 3/16 = 112/27
    
  19.  Qual alternativa representa a dízima periódica 0,555... ?
    a. 5/3
    b. 5/2
    c. 5/4
    d. 5/9
    
  20.  Quando calculamos 30% de 100, obtemos:
    a. 10
    b. 20
    c. 30
    d. 40
    
  21.  Quando calculamos 3% de 120, obtemos:
    a. 36
    b. 3,6
    c. 0,36
    d. 360
    
  22.  Qual é a alternativa que corresponde a 55% de $500,00?
    a. $250,00
    b. $275,00
    c. $300,00
    d. $265,00
    
  23.  Qual é a dízima periódica representada pela fração 10/3?
    a. 0,333...
    b. 1,111...
    c. 3,0303...
    d. 3,333...
    
  24.  Escrever a fração 5/3 na forma de um número decimal.
    a. 1,666...
    b. 1,6060...
    c. 1,0606...
    d. 2,1010...
  25.  Após observar as desigualdades, indique qual é a alternativa correta.
    1. 10,001<9,99
    2. 2,09>1,9
    3. 9,01<0,901

    a. I e II estão certas
    b. II está errada
    c. I e III estão erradas
    d. Todas estão erradas

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