Páginas

"Ensinar é um exercício de imortalidade . De alguma forma continuaremos a viver naqueles, cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossas palavras. O professor, assim não morre jamais."

Ano Internacional da Química

terça-feira, 29 de março de 2011


Nesse momento no qual as mais diversas áreas do conhecimento celebram os ganhadores do prêmio Nobel, é importante olhar para o passado e ver as contribuições que outros laureados trouxeram para nossas vidas.

Para quem nunca ouviu falar, vale a pena ler um pouco sobre Marie Curie. Ela foi a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel, um em Física (em 1903) e outro em Química (em 1911). A única outra pessoa até hoje foi Linus Pauling. Ela foi a primeira mulher a receber o prêmio tanto de física, quanto de química. Ela recebeu os prêmios graças aos seus incansáveis estudos sobre radioatividade que acabou levando à sua morte devido à exposição a radiações.
Madame Curie
Para celebrar o centenário do Prêmio Nobel em Química dado à Madame Curie, a International Union of Pure em Applied Chemistry (IUPAC) aprovou um projeto junto à ONU para que 2011 fosse o Ano Internacional da Química. Os objetivos são destacar as conquistas da química e a contribuição da mesma para o bem estar da humanidade, despertar o interesse dos jovens pela química e celebrar as contribuições das mulheres na ciência. Universidades, sociedades, associações, escolas e institutos estão se mobilizando para que o ano tenha várias atividades voltadas para o público em geral como olimpíadas, feiras, palestras, cursos, oficinas, edição de material didático, entre outras. Fique ligado e participe da programação!

Mais informações sobre o Ano Internacional da Química neste site.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Prof. Jackson Dória | by TNB ©2010